Horror! Medo! Desespero! Sofrimento! Pânico!

Sim ouvintes! Está no ar mais um Podtrash! Nesta semana Bruno Gunter “Gunfree”, Carlos Kleber “Manso”, Douglas Fricke “Exumador”, Demétrius Santos “Anjo Negro” e Almighty “o Profissional de Bermuda” se reuniram para a resenha do megalovaxfoda Videodrome, lançado em 1983 pelo gênio David Cronenberg!

Portanto aumentem seus iPods antes que a TV te beije!

COMENTADO NOS EMAILS

EXTRAS DESTE PODTRASH

CONTATO E LINKS DO PODTRASH

Média TD1P: 4,8

Duração deste Episódio: 88’56”

Join the discussion

109 comments
  • Filme visionário, hoje a internet é o videodrome, em especial as redes sociais que com suas time lines mostram verdades mentirosas (tem o link pra uma reportagem que fala sobre isso, depois eu vejo se acho), e digo mais, o tumor, o novo órgão existe hoje é o celular que se torna cada vez mais vital e nos conecta permanente a internet/twitter/videodrome/James woods.

      • opa, valeu, não achei o meu link então fico com o seu.

        uma das grandes falhas das pessoas na net é tomar videos e fotos como capturas da realidade e não como uma construção que é direcionada e criada.

    • Sim, Scheldon!

      O tumor é a nova carne!!!

      Vida longa à nova carne no mundo real! Vida longa a essa geração que está dependente do celular/net, essa geração bonita, bronzeada, antenada… e cancerosa!!!!

      Longa vida ao celular, ou o câncer cerebral em caixinha que provoca dependência!!!

      • O celular causa tumor/nova carne/câncer…

        A tevê provoca é deslocamento de retina e cegueira mesmo!

        • Mas pior mesmo que a tevê e o celular… é o Microondas!!!!

          Maldito cãncer propagado por ondas invisíveis, alimenta nossa própia glutonice com o mero apertar de botões!!

    • E o termo hoje é Cibridismo. Cronenberg antecipando a conexão mente/corpo+cibernética. Com vísceras que deixa tudo mais maneiro.

  • Fomos surpreendidos novamente, não esperava ouvir vocês falando sobre Videodrome, achava Scanners mais a cara de vocês.
    Dos poucos filmes que assisti desse diretor gostei de todos A Mosca, eXistenZ , o próprio Scanners e naturalmente Videodrome, mas essa lista precisa aumentar…
    Quanto a dúvida de Almight sobre trocar o VHS por Blu-ray, acho que o mais provável seria o streaming ou o download (ou mesmo a imersão virtual, para ser futurista tal qual o Cronenberg).

    E mantendo a chama acesa, garotas participem da campanha/movimento #MusaPodtrash e mandem suas fotos de biquíni para o email do podtrash e sejam veneradas por toda a legião de fãs do podtrash.
    E rapazes, espalhem a palavra, senão o que vocês vão ganhar é poster do muso podtrash de cuequinha verde, então, se vocês não querem isso, espalhem a #MusaPodtrash por aí e incentivem as garotas enviarem suas fotos para podtrash@td1p.com 😉

      • Pronto, Gunfree, lição de casa feita.
        Cara, gostei dos dois filmes, é como você disse, são filmes para assistir na vibe certa, não posso dizer que entendi, preciso amadurecer mais pra isso, mais gostei de perceber que há uma certa coesão na obra do cara, temas recorrentes, como telepatia, a discussão moral e filosófica e, um tema que me atrai muito, cibernética.

    • Fala caríssimo Ivan!

      Scanners, A Mosca, Videodrome, todos são megalovaxfoda!

      EXistenZ tem até bastante semelhança com o Videodrome, concorda?

      Realidade virtual, máquinas orgânicas que lobotomizam as pessoas e causam dependência, protagonista manipulável assassina gente a mando da conspiração do mal…

      A diferença é que se no Videodrome a manipulação era pela TV Viva (!), em EXistenZ o videogame-feto com cordões umbilicais é quem vai ser o pivô da história!

      Horror!

      P.S.: Musas do Podtrash, cadê vocês? Vida longa às Musas!!!

      • Exumador, você como sempre fez um resumo excelente desses filmes, e concordo há muitas semelhanças nas estórias desses dois filmes, difícil não gostar dos dois.
        Uma coisa vocês me fizeram pensar hoje, essa questão da nova carne, estava refletindo que apesar de termos a impressão que isso é algo recente, talvez não seja assim, talvez ela venha nos acompanhando a séculos, atualmente são os smartphones e tablets, já foram os computadores e as tv’s (ainda são também), antes disso foi o rádio, e antes dele os livros, lembra que pessoas que tinha o hábito de ler com frequência eram advertidas que poderiam ficar loucas por isso, teve até uma onda de suicídios na Europa por volta de 1774 que é atribuída ao lançamento do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, antes disso não imagino o que era, mas dá pra pensar sobre isso, e qual o traço comum a todas elas.
        Malditos, vocês ficam induzindo nossas mentes, disfarçados de trashers, para nos fazer pensar.

      • Pergunta, senhores do trash, depois de várias citações a David Lynch, quando, dentro da já gigantesca lista, vocês escolherão um filme dele para um episódio?
        Duna é trash o suficiente?

  • Parabens ao Podtrash por acertar e trazer filmes como esse para o publico da Internet. Vcs conseguem desencavar bizarrices mas conseguem trazer filmes filosoficos!

    Mas meus 2 cents na filmografia do Cronenberg é que Videodrome e Scanners podem ter historias melhores, mas a Mosca é um filme mais maduro e com menos erros. Por isso que ele é o melhor filme dele. Mas isso nao diminui a importancia e inteligencia do Videodrome pq ele ainda assim tem uma critica atualizada como o proprio Almighty falou no podcast.

    • Olha Carlos, concordo que a Mosca é um filme mais maduro e com pouquíssimos erros. Mas a história não é tão boa e perturbadora quanto Videodrome.

      Se você quiser conferir, já fizemos o programa da Mosca bem no início do Podtrash. E assim como o Cronenberg no Videodrome, tinham erros e o Podtrash não era tão maduro, mas ainda assim adoramos o programa.

      Abraços e obrigado pelos elogios e é claro pela crítica construtiva.

    • A piscina de plasma de carne é melhor explorada em A Mosca, apesar dessa idéia maluca da Nova Ordem da Carne aparecer anteriormente no Videodrome!!!

      Vida longa à Carne!!!

  • Não acredito, vi esse filme pela primeira vez essa semana, chego aqui e me deparo com um podtrash do Videodrome, muito foda! Geralmente é o contrário, eu entro, vejo qual é o filme da semana, baixo e assisto pra aí sim finalmente ouvir o podtrash.

    Esse filme além de ter uma puta mensagem social embutida, tem uns efeitos orgânicos fantásticos. Baita viagem cyberpunk sadomasô visceral de Cronenberg.

    Rick Baker manja das putarias!!! Chupa CGI!!! Vida longa aos efeitos orgânicos!!!

    Horror!!! Medo!!!! Desespero!!! Long live the new flesh!!!

    • E digo mais: em Videodrome, os efeitos especiais não são de mentirinha… eles são A realidade espelhados pela tela da tv, a retina do cérebro!!!!

      Morte lenta e dolorosa ao CGI!!!!

  • ==ALBORGETHI MODE ON==
    Sacrilégio! Esse é um filme nota 5… Porra!!! Vou quebrar tudo! AHHHHHHHHHH!!!
    ==ALBORGETHI MODE OFF==

    O Podtrash ficou foda parabens a todos pela discussao e parabens ao Bruno pela edição primorosa de sempre… Mutantes, propagandas, eletrodomestico custando 1 milhão! Muito anos 80 isso 🙂

    E agora esperando o Podtrash do Scanners!

    • Opa! Valeu Daniel! A ideia era ficar nos anos 80 mesmo. Vamos ver se você acha o Easter Egg que deixei no programa.

  • Mais um programa 500% !!!!

    Outro gênio que tem sempre que ser citado, Cronenberg !!!!!!!!

    Como disse o Daniel F. B, a edição excelente ! Foi provavelmente a mais criativa até hoje mostrando a evolução do programa em todos os sentidos.

    Comentários geniais, citações muito boas e o bom humor de sempre !

    Rumo ao 102.

  • Ixi… passou no TCM e eu nao vi pq desconfiei da sinopse… a se soubesse que ia ser podrash ia ver 🙁

  • A Blondie tá gostosa mesmo no filme. E vou confessar que nao entendi metade do filme qd vi… TIve que ouvir vcs depois.

    • Videodrome é um filme bastante filosófico. E acho que vale a pena ser revisto uma ou duas vezes. Mas eu sou suspeito para falar, pois já o assisti mais de 5 vezes.

    • Caríssimo Edu Cosso, muito obrigado por tudo!

      É mesmo importantíssima a participação da galera ouvinte pra construção de podcasts mais legais!

      Que os podcasters falem até cair a língua, e que os ouvintes escutem até cair a orelha!!!

      Vida longa à nova carne!!!!

      Um abraço!

  • Parabens. Mais um podcast 100.
    ^_^
    Ja deixando meu curiculo para participar do proximo.
    Abraços

    • Horror Victor! Uma honra servida com cafeína e tripas ter você como ouvinte.

      Esse filme do Batman é tão maneiro, tão maneiro, que foi um dos primeiros que a gente fez no Podtrash: http://td1p.com/podtrash-7-santo-biquini-batman/

      Apesar de não ser um programa com a qualidade de edição e equipamentos que temos hoje em dia, é um dos meus prediletos; afinal de contas, tem dias que simplesmente não conseguimos nos livrar de uma bomba!

      Abraços!

      • Sempre que tenho um tempinho venho aqui escutar um pouco dessas trasheiras que tanto adoramos. Vocês são sempre bem vindos pra tomar um Café com Tripas também.

        Não sabia que já tinha um podtrash sobre ele, escutarei mais tarde. Sem problemas, a qualidade técnica é o de menos importante é o conteudo.

        Abraços

  • Eu nao acho o Videodrome tao melhor assim que Scanners. E acho a Mosca melhor que o Videodrome. Mas vcs sao os irmaos trash e merecem respeito!

    E me caguei de rir com a comparacao coma Madona! ROFL!!

    E que tal agora um podtrash do Scanners??

    • Não consigo decidir qual é o melhor trabalho de Cronenberg,

      Videodrome é violento, sádico, alucinógeno e acima de tudo visionário. The Fly, por sua vez, é a melhor adaptação do gênero Jack and Hide (talvez com exceção de jekyll and Hyde… Together Again pois nesse aparecem os peitos de Cassandra Peterson AKA Elvira, a Rainha das Trevas). Mas Scanners COM CERTEZA tem a melhor cena de explosão de cabeça EVER!

      por isso, se obrigado a colocar em ordem Cronenberg seria Scanners, The Fly e Videodrome.

      E concordo, Scanners merece um podtrash!

  • Olá senhores do VHF, do UHF e das ondas alucinógenas!

    O cast ficou fantástico, principalmente ao pontuar o quanto o mestre Cronenberg foi visionário ao mostrar tanto a futura alienação do público televisivo quanto o busca desenfreada pela audiência por parte das emissoras.

    E quanto a filmes snuffs, Videodrome é um belo exemplar ao lado de filmes como Thesis (Amenábar), Hardcore (Schrader) e Last House on Dead End Street (Watkins). Mas um filme que não teve o reconhecimento merecido é Snuff, Vítimas do Prazer de Cláudio Cunha.

    Um exemplar do Boca, tanto na produção quanto pelo cast que atuou no filme, Snuff conseguiu unir um viés social, mostrando a decadência e a dificuldade em que o Boca passava.

    E o filme tem a belíssima Rossana Ghessa (mas que está ainda melhor no Inseto do Amor!).

    abraços do King Buddy Holly, eternamente It’s Alive do Filmes do Pato Morto!

  • Ulha!
    Eu assisti esse filme quando era um moleque juvenil e não lembro de tudo para comentar algo pertinente – minha memória só deu de funcionar pros 16 anos em diante, acho. Enfim. Só pra constar, acho que, hoje, o “videodrome” não seria o blu-ray, como Almighty sugeriu, haha, ou a internet das redes sociais, apenas: numa releitura, caberia abordar a deepnet, na real. Quem entende mais de computador sabe do que falo, mas isso – também conhecida como darknet – é o “submundo” on-line de verdade. Se você acha que vê coisa pesada no 4chan, mude de ideia. 😛

    Só para ter uma ideia, procurem por textos sobre “normalpornfornormalpeople”, o mais leve de todos.

    Fora isso, alguém mais notou que “Deuses Americanos” – que a família Winterlord ganhou – tem uma premissa de messianismo e modernidade, também? Me ocorreu na hora, enquanto ouvia, e estranhei o Exumador nem comentar… 😀

    Eu tinha mais pra falar, mas esqueci. Triste.

    • Essa releitura como a deepweb seria interesante, mas a complexidade de acesso a ela dificulta as coisas pro plot, teria que ser algo mais acessível, como um site que só aparece em horario X ou um e-mail com arquivo de video/música (ia ser bem interesante pois linkaria com os mitos e correntes que circulam na net desde sua essistencia).

      Essa dos Deuses americanos eu não tinha pegado, ate porque eu ainda não li o livro, esta no meu tablet faz 1 ano e eu ai da não li.

      • Estou coincidentemente relendo esse livro.

        Acho o Gayman um escrito que tem toda origem e a estirpe dos grandes roteiristas ingleses que surgiram nos anos 80/90, porém com o tempero pop que falta para os outros – ainda que mais “barrocos” e com a eloquência por alguns momentos capaz de gerar alguns diálogos definitivos em livros e quadrinhos – estourarem, com o lado de obscuridade, mistério, realismo fantástico, informação histórica, criando assim uma ficção de altíssimo nível !!!..

        “Deuses Americanos” tem sem dúvida momentos de messianismo aliada a modernidade, de lendas contemporizadas, recolocando temas de mistério que habitam nosso inconsciente e nossos sonhos ( Sandman !?!?!) de novo na mídia, mas sem perder a qualidade.

        Esse livro possui o Shadow como sendo escolhido, o sacrifício do messias e etc… a guerra do bem com o mal, deuses contra os a TV, a mídia, a informação que é idolatrada e etc.. Td moldado em nosso tempo.

        Adoro esse escritor, mesmo !!! Outro que vou reler agora e o seu “infantil” o Livro do Cemitério ” muito mais limpo e fácil, porem com um mote fantástico.

        Indico muito esse livro, td que ele tem escrito tem um nível fantástico.

        Lembro de volumes do Sandman com mementos fantásticos como no arco, “Fábulas e Reflexões” em que forma historicamente correta e ao mesmo tempo completamente “mundo Sandman” o senhor Joshua Norton, um louco que se intitulou Imperador dos Estados Unidos e virou atração turística, com a participação da sua “Irmã” Morte, momento inesquecível deste quadrinho.

        E a adaptação de “Sonhos de uma noite Verão” igualmente excelente !!!!!

        Seus livros são indicados sempre..

        • Salve Cordeiro!

          Sandman, pra mim, é dos melhores quadrinhos de todos os tempos!!

          Viva Neil Gaiman, o Sonhador!

          • Mais uma vez fica meu pedido de um chorume ou mesmo um programa sobre quadrinhos.

            Ou Literatura, assunto, livros e Hq’s não faltam.

            Acho que da “caldo”….

        • O Livro do Cemitério é excelente, sim. Comprei logo que saiu na Inglaterra, na verdade. 😛

    • Essa releitura como a deepweb seria interesante, mas a complexidade de acesso a ela dificulta as coisas pro plot, teria que ser algo mais acessível, como um site que só aparece em horario X ou um e-mail com arquivo de video/música (ia ser bem interesante pois linkaria com os mitos e correntes que circulam na net desde sua essistencia).

      Essa dos Deuses americanos eu não tinha pegado, ate porque eu ainda não li o livro, esta no meu tablet faz 1 ano e eu ai da não li.

      • Estou coincidentemente relendo esse livro.

        Acho o Gayman um escrito que tem toda origem e a estirpe dos grandes roteiristas ingleses que surgiram nos anos 80/90, porém com o tempero pop que falta para os outros – ainda que mais “barrocos” e com a eloquência por alguns momentos capaz de gerar alguns diálogos definitivos em livros e quadrinhos – estourarem, com o lado de obscuridade, mistério, realismo fantástico, informação histórica, criando assim uma ficção de altíssimo nível !!!..

        “Deuses Americanos” tem sem dúvida momentos de messianismo aliada a modernidade, de lendas contemporizadas, recolocando temas de mistério que habitam nosso inconsciente e nossos sonhos ( Sandman !?!?!) de novo na mídia, mas sem perder a qualidade.

        Esse livro possui o Shadow como sendo escolhido, o sacrifício do messias e etc… a guerra do bem com o mal, deuses contra os a TV, a mídia, a informação que é idolatrada e etc.. Td moldado em nosso tempo.

        Adoro esse escritor, mesmo !!! Outro que vou reler agora e o seu “infantil” o Livro do Cemitério ” muito mais limpo e fácil, porem com um mote fantástico.

        Indico muito esse livro, td que ele tem escrito tem um nível fantástico.

        Lembro de volumes do Sandman com mementos fantásticos como no arco, “Fábulas e Reflexões” em que forma historicamente correta e ao mesmo tempo completamente “mundo Sandman” o senhor Joshua Norton, um louco que se intitulou Imperador dos Estados Unidos e virou atração turística, com a participação da sua “Irmã” Morte, momento inesquecível deste quadrinho.

        E a adaptação de “Sonhos de uma noite Verão” igualmente excelente !!!!!

        Seus livros são indicados sempre..

        • Salve Cordeiro!

          Sandman, pra mim, é dos melhores quadrinhos de todos os tempos!!

          Viva Neil Gaiman, o Sonhador!

          • Mais uma vez fica meu pedido de um chorume ou mesmo um programa sobre quadrinhos.

            Ou Literatura, assunto, livros e Hq’s não faltam.

            Acho que da “caldo”….

        • O Livro do Cemitério é excelente, sim. Comprei logo que saiu na Inglaterra, na verdade. 😛

    • Sim Emanuel!

      Deuses Americanos é foda!

      Aqui as teorias da conspiração ganham um outro contorno…

      A realidade é, se é que é possível, mais surreal que em Videodrome!!!

      Se em Videodrome há menção às telereligîões do tubo catódico, ou seja, a religião manipula e influi no destino dos homens, em Deuses Americanos do Neil Gaiman os Antigos Deuses simplesmente se rebelam contra a modernidade e a tecnologia!

      Guerra aos Novos Deuses Tecnológicos! Morte aos NovosFetiches!!! Morte à internet, à tv e ao celular, o câncer em caixinha!!! Na guerra entre as religiões antigas e as novas- os fetiches atuais, quem sairá vencedor?

      Surrealmente sonhador esse Neil Gaiman, não é mesmo?

      Um abraço Emanuel!

  • De sexo oral a tripas, Videodrome é do mal!!

    O Cronenberg é o diretor mais classudo do gore escatologico que o cinema ja viu!!!

    E o Videodrome é a obra que ele melhor explora sua generalidade que por muitos é incompreendida !!!

    No Videodrome ele faz uma inversão bem interessante do vilão com herói a todo momento que deixa o filme imperdível. A todo momento vc quer mais, mais e mais!!!!

    E Longa Vida à Nova Carne!

  • Não tinha nem ideia da existência deste filme, vou ver se cato por ai pra ver esta perola trash da critica social

    • 2 – fiquei surpreso com esse filme…

      Esse tema de programas de TV sadicos me fez lembrar de um jogo ( de novo!) chamado ManHunt da empresa Rockstar (a mesma do GTA).

      A sinopse é a seguinte:

      O jogo é protagonizado pelo “James Earl Cash”, um assassino que esteve 5 anos no corredor da morte, foi culpado e sentenciado a morte.
      Porém ao invés de receber doses letais de veneno, ele recebeu sedativos. Provavelmente os Agentes Penitenciários foram subornados. Então, o personagem acorda em uma cidade cinematográfica,, e começa a receber ordens do diretor de filmes snuff “Lionel Starkweather” para brilhar em seu filme snuff.

      Lionel Starkweather já foi diretor de desenhos animados, mas com pouco sucesso, decidiu lucrar sendo diretor de filmes snuff.
      Para sobreviver, Cash precisa matar furtivamente seus oponentes, a maioria gangs compostas por supremacistas, ex-policiais, lunáticos.
      Segue o trailer dele – sendo que foi proibido em diversos paises e seu conteudo teve que ser amenizado pra ser comercializável:

      http://www.youtube.com/watch?v=mCUj6GQ8_gc
      http://www.youtube.com/watch?v=2_xQ–tvzxs

      È tão pertubador que ela ficou no PS2 e Wii e num vou jogar de novo nem f****!!!

      • ManHunt é massa principalmente quando vc usa o saco de lixo, o problema é que depois de um tempo as execuções se tornam repetitivas. Nessa caso prefiro Tenchu no quesito matar os outros de forma FODA!

        • Pra matar esses são os maiores, mas pra morrer de diferentes formas são Dead Space e Resident Evil 4!

  • Tá foda a vida estou ouvindo tanto Podtrash que quando ouço “DO MAL” em outros podcast eu acho que falta alguma coisa, o barulho da moedinha do Mario. Vários transtornos sendo causados por causa dos senhores.

  • Finalmente tomei vergonha na cara e escrevi um comentário.
    Cast foda de um filme foda!

    Horror a todos!

    • Eita, nem sei o que pensar, não sou totalmente contra remakes… Mas Videodrome vai atingir meu âmago de fanboy.

    • Eita, nem sei o que pensar, não sou totalmente contra remakes… Mas Videodrome vai atingir meu âmago de fanboy.

  • Eu não acho que a debbie harry estava atuando nesse filme. Tenho essa teoria, de que o diretor só falou pra “Vai é brilha, estrelinha. Brilha, filha da puta, quando você voltar eu deixo você dá uma cheira no pó”.

  • demorei alguns anos pra finalmente assistir kkk filmaço

    só não entendi como a filha do professor O’Blivion sabia do conteúdo de um dos ‘episódios’ do videodrome (com a minazinha lá que gostava das queimadas de bituca de cigarro). Como ela sabia do conteúdo se quem assistisse ficava maluco?