Podtrash 113 – Dario Argento: Trilogia das Bruxas

Pater Horrorum! Pater Timerium! Pater Desperatium! Mater Suspiriorum! Mater Tenebrarum! Mater Lachrymarum!

Sim ouvintes! Está no ar o aguardadíssimo Podtrash sobre o mestre Italiano Dario Argento! E para combinar com o Halloween Bruno “Gunfree” Gunter, Douglas “Exumador” Fricke, Manoel “Tremyen” Alves, Demétrius “Anjo Negro” Santos, Almighty “Estagiário de Bermuda” e Nelson “Pelsinho” Gomes se reuniram para falar das mães do mal™ e principalmente do último filme da trilogia… Mãe das Lágrimas!

Duração deste Episódio: 92’03”
Média TD1P do Mãe das Lágrimas: 4

FILMES DA TRILOGIA
OUTROS FILMES DO ARGENTO CITADOS
EXTRAS DESTE PODTRASH
CONTATO E LINKS DO PODTRASH
CAPA DESTE PODTRASH
Join the discussion

118 comments
    • Acabei de ouvir so agora… E aprendi que preciso ver mais Dario Argento… Que papo bom foi esse!!

      E olha Bruno… a trilha sonora do cast ficou magistral!! Eu queria saber que musica foi usada no minuto 26 do programa… Que coisa bonita!

      E novamente obrigado por me mostrarem este direor que certamente vou conferir a filmografia!

      • Horror Diego.

        A música em questão é do Segundo Filme (Inferno) do autor Keith Emerson. E por acaso é o tema que eu mais gosto da trilogia. Escute-a no próprio Youtube.

        Esta versão do Daemonia é muito bacana também. O tecladista CLaudio Simonetti é o autor da trilha do Mãe das Lágrimas por acaso.

        Um abraço!

  • Por isso que o Podtrash e tornou o melhor podcast de cinema do Brasil!!!! Dario Argento! Chupem essa Rapadura!!!

    • Que isso cara! O Rapadura é ótimo também, só que foca em filmes mainstream uma vez que eles são um podcast comercial. Cinema alternativo é só aqui ( e no CineMasmorra 😉 ) .

      • O Rapadura tem seus momentos vez ou outra. Mas o Podtrash sempre tem seus momentos!!! o/

        • O pessoal do Rapadura manda muito bem galera; e eles merecem todo o respeito do Podtrash. Percebam apenas que o foco deles é diferente do nosso.
          Se vocês quiserem conhecer um pouco da veia alternativa deles, escutem as participações deles no Cine Masmorra.

          Alguns exemplos:

          * GASPAR NOÉ

          Que muitos pediram por aqui já) e que por minha falha de memória, esqueci de pôr nos links relacionados do último Lado B.

          * MICHAEL HANEKE
          Um dos diretores mais violentos e maneiros que tem!

          * KRYSTOF KIESLOWSKY
          Com sua trilogia das cores…

          Um abraço!

          • O primeiro podcats que ouvi foi o Rapaduracast e continuo ouvindo ate hj

            Uma curiosidade que gracas ao Rapadura conheci o Podtrash, pq nos cometarios de um programa conheci o Sexta Meia Noite e do Sexta Meia Noite conheci o Podtrash…rss

          • Os podcasts deles de Clube da luta e sobre Darren Aronofsky também são bastante bons.

          • O primeiro podcats que ouvi foi o Rapaduracast e continuo ouvindo ate hj

            Uma curiosidade que gracas ao Rapadura conheci o Podtrash, pq nos cometarios de um programa conheci o Sexta Meia Noite e do Sexta Meia Noite conheci o Podtrash…rss

          • Cara,

            “Funny Games” é perturbador, mesmo na refilmagem esse filme é bem extremo, “no future” do inicio ao fim…

            O “Vídeo de Benny” tem a cena romântica da morte do porco, indico mostrar para animar qualquer noite romântica como o cara do filme faz !!

            Agora o GASPAR NOÉ ainda não vi nada… preciso resolver isso.

        • rsrsrs… Entenderam errado, tipo de um lado fica o TRASH é do outro o BLOCKBUSTER. fiz uma piada nesse sentido, Sem contar que Ouço há muito tempo o rapadura, desde o numero 45 e poucos, sou muito fan também. sempre comento por lá….

      • O RapaduraCast é o pai de todos os podcasts de cinema. Mais respeito.

    • Eu gosto do estilo “jornal nacional” do Cinema em cena.

      E escuto quase todos os podcasts mais famosos sobre cinema, só não gosto quando a galera é muito nova, e fala todo mundo ao mesmo tempo e coisas assim.

      Não tenho um preferido.

    • Putz, tu nem acredita no dia da gravação. O Bruno – já prevendo – começou a gravação com esporro básico de “não falem sobre tudo, falem sobre isso”. Pergunta se adiantou? Exumador largou a garganta. Só com a gravação dava pra ter Lado B e Lado C. HAHAHA

  • Tenho a trilogia das “mães” do Argento e exceto pelo do meio (no qual ele perdeu um pouco a mão), são muito bons. Estou baixando o podcast e volto depois pra comentar. Pavor e pânico para todos. 8)

    • O Bruno cortou muito das minhas opiniões polêmicas sobre o filme Inferno (medo de parecer anti-social talvez?) ,mas também considero “o filme do meio” um filme menor na trilogia das mães.

    • O Bruno cortou muito das minhas opiniões polêmicas sobre o filme Inferno (medo de parecer anti-social talvez?) ,mas também considero “o filme do meio” um filme menor na trilogia das mães.

  • Parabéns ao Podtrash pelo bom gosto e coragem de falar de Dario Argento, que é um dos diretores mais sinceros com a câmera e com seu publico! Ele mesmo diz que se um espectador nao gosta do cinema dele, que nao veja, pois a vida ee colorida com pesadelos e os filmes dele sao representacoes de sonhos ruins.

    E como o proprio disse certa vez “o Paraiso é muito perfeito para a Humanidade”, entao os filmes dele nao precisam ser perfeitos e sim sinceros!

    E espero que vcs um dia falem do Opera em um programa especidico porque é um filme espetacular.

    • Olá Fred!

      Sim! Opera é um grande filme que recomendo a todo mundo que deseja sair da mesmice norte-americana de câmeras velozes, efeitos de computador e fotografia com contraste estourado e saturação mal-feita.

      E antes que eu esqueça, All hail Dario Argento!

  • Dario Argento é realmente um dos maiores diretores do cinema e ponto.
    Eu particularmente gosto como ele trabalha o clima, a tensão, a atmosfera em seus filmes.
    O primeiro filme do Argento que vi foi “Um Vulto na Escuridão”, a versão trash do Fantasma da Opera, com o grande Julian Sands.
    Depois disso fui procurar mais da obra desse mestre italiano.
    Suspiria é um dos meus filmes preferidos.
    Mas de todas as criações de Dario Argento a melhor sem duvida é a Asia Argento! Que tesooouro…

    Alguém viu sua versão de Drácula 3d nos cinemas? Por aqui não passou…

    Horror a todos.

  • Que surpresa, volto da GIBICON e topo com um podtrash do Dario prateado, isso que é um final de semana divertido.

    Uma coisa que sempre me agradou no cinema italiano é que diferente do resto da Europa eles sempre se focaram muito no cinema para as massas (sobe a musica da praça).

    Como vocês falaram das 3 mães (que eu sempre vi como uma aliteração do conceito grego das 3 irmãs do destino[moiras]) gostaria de falar desse conceito, é um dos signos de Jung, nesse caso um dos conceitos do inconsciente coletivo (inerente a todos os humanos independente da época, cultura e local) neste caso a ideia da tríade do homem ou “caminho do infinito”, tem como principais símbolos:
    moiras; trindade cristã; egipicio(Osíris, Hórus, Ísis); truro(verdandi/urd/skuld); hindu (Brahma, Vishnu, Shiva); guarani(Guaraci, Rudá, Jaci); zoroastriana(Ahura Mazda, Mithra, Vohu Mano); asteca (Ometeotl, Quetzalcoatl, Ehecatl).
    Apesar de diferenças no relacionamento com os humanos e no nível de abstração com o mundo físico, todas são unanimes como sendo sendo parte da criação do individuo (chegada ao mundo, amadurecimento e caminhada para o infinito) e ou os componentes do homem (carne, conhecimento e alma) e faz parte do caminho obrigatório entre divino e humano pois é a ponte que liga ambos (embora em 2 das mitologias citadas os homens tem a opção de não seguir esse caminho).

    • Scheldon, eu tinha um projeto anterior ao Podtrash onde falamos justamente destes assuntos. Infelizmente o dominio não está mais no ar e eu não encontro aqui o MP3 para compartilhar… Uma pena.

  • Muito foda, melhor que um Dario Argento só mesmo uma trilogia Dario Argento.
    Não direi que fiquei satisfeito, ainda espero ouvir mais podcasts sobre ele, aliás, salvo impressão errada, este episódio parece ter dado bastante trabalho a Gunfree para editar, e ficou excelente como de costume.
    o/

  • Agora sim tenho motivacao para assistir outros filmes do Dario Argento alem do Suspiria

  • Caramba, vlw mesmo esperar !!!

    Minha Mama Suspiriorium, que legal ! Dario Argento (Dádá da Prata ou Dadinho Prateado) é um dos diretores de terror que mais gosto, mas com crtz em Suspiria ele cria uma obra prima do horror moderno.

    Um delírio barroco meio surreal (como bem explicou o Bruno Gunter), com uso elegantíssimo das cores, o uso do estilo inconfundivel de filmagem, o uso da câmera tipo “travelling” que influenciou outro craque como Sam Raimi por exemplo.

    Os outros filmes são excelentes mas Suspiria é um negocio muito bom, um caso único, uma narrativa fantástica !! Toda a ambiência criada é um lance único.

    Indico uma raridade de Dario Argento, um filme feito para a TV RAI nos anos 70 chamado “La porta sul buio – Testimone Oculare”, não sei maiores detalhes – mas a algum tempo que tenho esse link salvo, bem legal vale a pena, vejam com a mulher fica doida no filme – final muito bom: http://www.youtube.com/watch?v=EVXoRY4Pl44

    Obs: Uma das melhores criações do Dario é a Asia Argento 🙂 !!!!

    Mas ai é outro papo !

  • Escutei o podcast! Já descolei os filmes pra assistir e tô com um documentário sobre o Dario Argento na fila tb!
    O podcast ficou sensacional! Obrigada por divulgar esse tipo de cinema galera! 😀

  • Foda demais!!! Muito bom o programa galera do mal! Parabens a todos! Me ferrei e vou dormir tarde e me atrasei pro trampo… mas ja coloquei os filmes para “alugar” e ja verei essa semana!!

  • Olá senhores do gato preto, do caldeirão fumegante e do círculo do inferno!

    Filmes com bruxas, assim como filmes com vampiras, iniciam com pontos extras pela possibilidade de, digamos, momentos onanisticos que podem proporcionar. Por exemplo Little Witches (ou A Maldição das Bruxas), tem a cena clássica de invocação com bruxas adolescentes nuas (Clea Duvall, Lalaneya Hamilton e Melissa Taub) em volta do caldeirão do mal.

    A dinâmica da sexualização com o teor da religiosidade, assim como nos nunsploitation, somado ao consenso de proibição confere aos filmes com bruxas algo mais, extamanente o que cinema ‘b’ procura. E o Mestre Argento foi impecável nesse quesito no Mother of Tears, com as cenas de Moran Atias, Valeria Cavalli, Silvia Rubino e em especial Asia Argento (um dos poucos casos onde o nepotismo é bem vindo).

    http://fuckyeahasiaargento.tumblr.com/

    E sempre existem os ‘artfilms’ como The Erotic Witch Project, The Erotic Witch Project II, The Erotic Witch Project III…

    Abraços do King Buddy Holly, eternamente ITs ALIVE! do blog Filmes do Pato Morto!

    • Aproveitando o link do King.

      Não entendi a pegação no pé que os podtrashers tiveram com a delicia da Asia Argento. Afinal a atuação dela condiz com o filme: Trash!
      Gosto muito do filme “Maldito Coração” onde ela atua e dirige fodamente!

      • MuDragon, o lance da Asia é que ela estrelou um filme que era esperado por quase 30 anos. E os dois primeiros são belas obras de arte. E aí… Ela faz aquilo. Este é um dos motivos do Terza Madre ter se tornado trash.

        Já os dois primeiros, Suspiria e Inferno, como disse no cast, não são.

          • Putz, vcs só podem estar me zoando. Dário Argento é lord e senhor trash! 😉
            Cês tão tudo é virando a mão!

      • Continuo achando ela um lixo, tanto dirigindo quanto atuando, mas as péssimas atuações são marca registrada no cinema italiano.

  • Falar que sou herege é pleonasmo, mas de fato nunca vi nada do DARIO ARGENTO, tenho conhecimento da fama do rapaz, principalmente por te ajudado o ROMERO e tals, mas nunca vi nada dele, infelizmente…
    .
    Me indiquem por favor um TOP 3 dele pra ir atrás, assim pra conhecer o estilo e tals.
    (ainda não ouvi o cast, então não sei se terei interesse em ir atrás dos filmes citados).
    .
    Hell carpediem irmãos!!

    • Adorador,

      A trilogia citada neste programa ja vale muito, além de “Inferno” e mesmo “Phenomena” que muita gente não gosta mas eu acho que vale muito pela atuação de Jennifer Connelly novinha provocando delírios pedófilos além de falar com animais !!!!

      Outro lance legal seria esse filme: “La porta sul buio – Testimone Oculare”, http://www.youtube.com/watch?v=EVXoRY4Pl44 — Um episodio para a tv Italiana RAI, muito bom !!

    • Adorador,

      a trilogia dos animais é megalovaxfoda ( O Pássaro das Plumas de Cristal, O Gato de Nove Caudas, Quatro Moscas no Veludo Cinza) mas partindo do pressuposto que filmes com a temática “assine na linha pontilhada com sangue e venda sua alma ao inferno” o top 3 do argento seria:

      Due occhi diabolici (com o mestres Romero e Argento)

      Il fantasma dell’opera

      Inferno

      Outro filme que merece destaque é La bimba di Satana, que é de outro diretor de giallo o ‘terrorífico’ Mario Bianchi.

  • Engraçado, Sendo eu o Leigo da vez, Depois de ouvir o PODtrash, só uma coisa me veio a cabeça, UM anime Hentai MUITO FODA é classico cult. BIBLE BLACK, me lembrou muito, baseado naquilo que vocês falaram, Wiccas, Demônios, Mortes bizarras é bisonhas, SEXO, perversão, SEXO Lésbico com membro de carne do inferno é Rituais satânicos, ou seja tudo de bom que tem na vida.

    Enfim: Hell carpediem irmãos!!

    • O Sapão se tornou o Sapão por causa de Bible Black; [/referência obscura da blogosfera]

  • Ahh!! Seus trashers, fazer Dario Argento foi sopa de letrinhas.
    Desafio mesmo é fazer Crepúsculo: Amanhecer http://youtu.be/iYrRoZwlxRQ /
    http://youtu.be/w8ZmDn5KU_w
    Duvido que tenham estômago, trash cult é bico, quero ver é revirarem as latas de lixo chorumoso e fedorento e depois levantarem a cabeça e continuarem andando com dignidade, aí sim.
    Até lá, vocês serão uns trashers de tênis verde e óculos quadrado.

  • Adorei esse podcast! Acho que nunca vi nada do Dario Argento e vou assistir o que puder dele

  • A The Dark One conseguiram novamente me surpreender com o bom gosto cinematográfico.

    Mas se vcs me permitem discordar, não acho o Suspiria o melhor filme do Argento mas sim o Profondo Rosso que mostra de forma bem mais gutural o que é um pesadelo e tb o que é um filme enigmático.

    E que tal um Podtrash sobre o Hitchcock?

  • O Dario Argento é um cara genial, no uso da trilha, da câmera e da fotografia.
    Pra construir esse terror coloridão como ele faz, tem que ter um domínio das coisas que vai muito além do filtro azul pasteurizado que botam em tudo que é filme hoje..
    No Profondo Rosso, por exemplo, ele usa diretamente as pinturas do Edward Hopper como referência, chegando a construir um barzinho igual ao da pintura:
    http://tinyurl.com/8vmfbbb
    http://tinyurl.com/8oj547a
    http://tinyurl.com/8hj5atl

    É o erudito do trash.
    Agora, a maluca da Asia Argento merece algum crédito vai, não é por acaso que ela virou musa do Abel Ferrara (que mais toparia trocar lambidas com um Rottweiler?)
    http://www.dailymotion.com/video/x5z4tc_asia-argento_sexy

    Antes que me perguntem de novo, Krpa se pronuncia cripa, como em cripta.
    Abraços!

  • Em minha próxima participação, Pequeno Mano contracenará com Zé Wilker. Tenho dito. 😛

  • Caceta Douglas, cadê você ????

    Foi exumar e acabou enterrado !??!?!?!?

    APAREÇAAAAA !!!! 🙂

    • O Douglas tá sem Internet galera. Inclusive este é um dos motivos para um possível atraso do Lado B desta semana.

      • E eu sem PC, vendi minha rede toda !!……. to de tablet pau no c* da Cris.. mas vou comprar equipamentos novos final de dezembro.. por enquanto só na ponta do dedo 🙁

      • E eu sem PC, vendi minha rede toda !!……. to de tablet pau no c* da Cris.. mas vou comprar equipamentos novos final de dezembro.. por enquanto só na ponta do dedo 🙁

  • […] Sim ouvintes! Nesta semana Gunfree, Exumador e Almighty convidaram o Mano para trocar uma idéia sobre: Massacration, Neil Gaiman, Hitchcock, Dario Argento e Tríades do Mal™ e claro fazer o Feedback do programa 113 sobre a Trilogia das Mães! […]

  • Gostei muito do episódio e vocês têm razão. “Inferno” é completamente sem sentido com relação a história e narrativa, anti clímax e consistência, mas é “Mãe das Lágrimas” que recebe a coroa trash sem sombra de dúvidas. É lixão de primeira qualidade, e causa inveja nos “SyFy Original Movies”.

    Também gostei das menções a Deep Red e Ópera, que são excelentes. Só senti falta de comentários sobre “Jogador Misterioso” (Il cartaio), que é de longe seu pior filme. Argento estava tão deslocado na direção desse, que se pode crer facilmente que era sua filha na direção, não ele.

    De resto, parabéns, como sempre, pelo excelente conteúdo, e já estou baixando o novo episódio. Horror, entranhas, medo, pavor e suco pancreático para todos. 8)